Com mobilização da COEQTO, comunidades quilombolas do Sudeste do Tocantins recebem  atendimento itinerante

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A ação promovida pela DPU, DPE-TO, COEQTO e parceiros finaliza nesta sexta-feira (1°) e tem levantado demandas em cinco quilombos da região sudeste do Estado, além de levar serviços de saúde, assistência social, assessoria jurídica e proteção de direitos

Por Geíne Medrado 

Com apoio da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO), a Defensoria Pública da União (DPU) está realizando ação itinerante em comunidades quilombolas  da  região sudeste do Tocantins. Os atendimentos contam com a parceria da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e diversas outras instituições. A ação teve início na segunda-feira (26) e será concluída nesta sexta-feira, 1° de março.

Os atendimentos estão sendo realizados em cinco comunidades quilombolas: Lajeado – Dianópolis, Laginha – Porto Alegre do Tocantins, São Joaquim – Porto Alegre do Tocantins, Baião – Almas, Poço D’Antas – Almas. A ação objetiva realizar a coleta de informações sobre demandas coletivas das comunidades e a educação em direitos. 

Além de prestar atendimentos individuais às comunidades, das quais os municípios estão na jurisdição da subseção judiciária de Gurupi, que não conta com unidade da DPU, o itinerário também disponibiliza o acesso a outros serviços como saúde, assistência social e assessoria jurídica e proteção de direitos, através da participação de diversas instituições. 

A ação teve início na segunda-feira (26) na comunidade Lajeado e em seguida nas comunidades Laginha e São Joaquim, na terça (27) e quarta-feira (28) respectivamente. A programação seguiu acontecendo, no município de Almas, na Comunidade Quilombola Baião, nesta quinta-feira (29),  e finaliza na comunidade Poço D’Antas, nesta sexta-feira (1°).  

Atendimento à saúde, durante ação itinerante realizada na comunidade quilombola Lajeado, na segunda-feira (26) – Foto:  Rafael Batista/Comunicação DPE-TO

A quilombola Laura Gualberto, secretária da Associação da Comunidade Quilombola Lajeado, reforçou a importância da ação itinerante para a inclusão social, diante da dificuldade de acesso a serviços básicos pelas comunidades quilombolas do Estado. 

“A ação itinerante que houve no quilombo de Lajeado foi de extrema importância para nós. Os serviços e atendimentos vieram de encontro às nossas demandas, pois moramos distantes da cidade e muitas vezes não temos condições de procurar esses serviços devido a falta de transporte. A presença itinerante demonstra o reconhecimento e respeito ao povo quilombola, promovendo inclusão social e valorização da cultura e tradições locais”, pontuou Laura Gualberto.
Laura Gualberto liderança quilombola da comunidade Lajeado – Foto: Foto:  Rafael Batista/Comunicação DPE-TO

Durante o levantamento de demandas, a comunidade quilombola Porto Alegre relatou que um grande desafio enfrentado é a questão da falta de água na comunidade. Foi relatado ainda problemas referente a rede elétrica e a necessidade de manutenção de uma ponte utilizada pela comunidade. 

“Esses atendimentos são muito importantes. Porém, um problema que percebemos é que em situação de conflito, os órgãos demoram muito para dar uma resposta para a comunidade e isso agrava a situação de conflito com fazendeiros, e a gente pode estar sofrendo retaliações com isso. Então, precisamos que a Defensoria volte mais rápido trazendo uma resposta para a comunidade”, reforçou Domingos Barbosa, da diretoria da Associação Remanescente de Quilombo da Comunidade São Joaquim. 

Para Neuzair, da comunidade quilombola  Laginha, a ação itinerante foi de suma importância para a comunidade, onde foram tratadas diversas questões como saúde, educação e assistência social, emissão de documentos, energia elétrica, além da resolução de conflitos. 

“Foi resolvida uma  demanda sobre água na comunidade. Relatamos ainda a situação da educação na comunidade. Crianças na faixa de 4 anos estão se deslocando aproximadamente 30 KM, às cinco da manhã para estudar, devido ao fato da escola dentro da comunidade ter fechado. Os órgãos disseram que vão procurar a melhor maneira de retornar às aulas. Foi um dos encontros que mais teve produtividade na nossa comunidade. Agradecemos aos órgãos e a COEQTO por essa iniciativa que tem surtido muito efeito para as comunidades quilombolas”, destacou Neuzair. 

Ação Itinerante 

O itinerante faz parte do projeto Território de Tradição e de Direitos, realizado em aldeias, quilombos e comunidades tradicionais, através do qual a DPU promove, em parceria com outras instituições, atendimento a povos indígenas, quilombolas e tradicionais. 

Além da Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) e Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO), participam da ação o Instituto de Identificação, Receita Federal, Vigilância Sanitária, Prefeitura de Almas, Prefeitura de Dianópolis, Energisa, Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Secretaria de Assistência Social de Dianópolis, Secretaria de Assistência Social de Porto Alegre do Tocantins e Diretoria de Atenção Primária à Saúde.

Ação Itinerante. Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO