COEQTO se reúne com o Ministério da Igualdade Racial para discutir demandas das comunidades quilombolas do Tocantins 

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Em agenda de reuniões no estado do Tocantins, o Secretário Nacional de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos (SQPT) no Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ronaldo Santos, esteve reunido na manhã desta terça-feira, 26, em Palmas-TO, com a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO). 

O encontro teve como objetivo discutir as demandas do movimento quilombola do Tocantins, bem como as necessidades e desafios das comunidades quilombolas do estado em relação ao acesso às políticas públicas específicas para a população quilombola. 

Durante a reunião, a COEQTO destacou a necessidade de se avançar na regularização dos territórios quilombolas do Tocantins, bem como ações que promovam a proteção dos modos de vida das comunidades. Foi apresentado, ainda, o projeto das Quiolimpíadas que é realizado pela Comunidade quilombola Malhadinha. 

A Coordenadora Executiva da COEQTO, Maria Aparecida Ribeiro de Sousa destacou a importância do encontro para avançar nas políticas de promoção dos direitos da população quilombola. “Esse encontro marca um importante passo no diálogo entre o Governo Federal e as comunidades quilombolas do Tocantins, evidenciando a importância de uma abordagem inclusiva e participativa na formulação de políticas públicas voltadas para a população quilombola”, disse. 

O Secretário Ronaldo Santos discutiu a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PNGTAQ), instituída em novembro de 2023, ouviu as demandas do movimento quilombola e ressaltou o compromisso do Governo Federal no reconhecimento dos direitos das comunidades quilombolas do país, visando promover a igualdade racial. 


Também participou da reunião o assessor técnico da Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos (SQPT), Victor Lemes Cruzeiro.